CódigoCategoriaPublicaçãoSecretariaLinkTítuloTexto
217 #Administração 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE www.santaluziadopara.pa.gov.br/informa/217 No último sábado (18/03/2023), Santa Luzia do Pará se destacou, em relação aos 144 municípios do estado paraense. O primeiro município a entregar a primeira Licença Ambiental, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) pelo sistema SIMLAM.
135 #MeioAmbiente 27/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE www.santaluziadopara.pa.gov.br/informa/135 1.ª PEDALADA ECOLÓGICA 1.ª PEDALADA ECOLÓGICA
128 #MeioAmbiente 24/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE www.santaluziadopara.pa.gov.br/informa/128 Animais soltos nas ruas é crime. Denuncie ! Animais soltos nas ruas é crime. Denuncie ! (91)992451016 #SecretariaMunicipaldeMeioAmbiente #OTrabalhoestádeVolta
127 #MeioAmbiente 23/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE www.santaluziadopara.pa.gov.br/informa/127 Workshop: Tecnologias digitais e interatividade nas aulas remotas. Workshop: Tecnologias digitais e interatividade nas aulas remotas.
129 #MeioAmbiente 20/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE www.santaluziadopara.pa.gov.br/informa/129 Poluição sonora é crime. Poluição sonora é crime.
117 #MeioAmbiente 22/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE www.santaluziadopara.pa.gov.br/informa/117 Dia Mundial da Água: 22 de Março Dia Mundial da Água: 22 de março
56 #Empreendedorismo 31/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE www.santaluziadopara.pa.gov.br/informa/56 CURSO DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS, OFERECIDO PELA PREFEITURA EM PARCERIA COM O SENAI. Prefeitura de Santa Luzia do Pará promoveu, na semana passada, curso de "Processamento de frutas" em parceria com o SENAI para mulheres do município A Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Luzia do Pará promoveu na semana passada o curso de "Processamento de frutas", em parceria com o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], na unidade móvel do Senai estacionada na praça da Igreja Matriz, ao lado da prefeitura, de 20 a 24 de agosto, num total de 25 horas/aula. Durante o curso, ministrado por instrutores do Senai, os alunos - a grande maioria, mulheres - aprenderam a confeccionar doces cristalizados, compotas, doces em calda, geleias e schimier - uma derivação da palavra alemã schimier, que significa doce pastoso ou geleia. O curso teve como objetivo a profissionalização das pessoas, agregar valores aos produtos que elas já produzem em suas propriedades e diversificar os produtos oferecidos pela agricultura familiar que abastecem as feiras, o comércio local e integram a alimentação escolar da rede municipal de ensino. Foram utilizados açaí, abacaxi, abóbora, batata doce, laranja, cenoura, carambola, maracujá e mamão para a produção dos doces, compotas e schimier. O prefeito Edno Alves, acompanhado do chefe de gabinete, Nonato Albuquerque participaram do encerramento do curso na última sexta-feira, 24, quando as participantes receberam o diploma de conclusão do curso. O prefeito Edno destacou a importância desse trabalho desenvolvido através da Semagri em parceria com o SENAI que já beneficiou várias famílias com outros cursos que estão mudando a vida de agricultores e de comunidades quilombolas no interior do município.
49 #MeioAmbiente 06/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE www.santaluziadopara.pa.gov.br/informa/49 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE EM PARCERIA COM O IDEFLOR.
48 #Agricultura 03/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE www.santaluziadopara.pa.gov.br/informa/48 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, COM PARCERIAS, INICIAM PROJETO FOMENTO AGROFLORESTAL - PROSAF. Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o ideflor, secretaria de agricultura, Emater, começam o plantio de mudas com o projeto FOMENTO AGROFLORESTAL – PROSAF A prefeitura Municipal de santa luzia do Pará através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o ideflor, secretaria de agricultura, Emater e as associações realizou no último dia 03 de junho a oficina de produção de mudas que fica localizada na travessa joão coelho antigo casulo, o projeto visa o FOMENTO AGROFLORESTAL – PROSAF. Um dos grande objetivo e a Recuperação de áreas alteradas, através de Sistemas Agroflorestais (SAF’s) comerciais, em quinze (15) comunidades rurais bem como a nossa cidade de Santa Luzia do Pará. Os SAF’s a serem implantados serão compostos por espécies frutíferas de reconhecido valor econômico e cultural na região, tais como Cupuaçu (Theobroma grandiflorum) (variedade BRS Carimbó), Açaí (Euterpe Oleracea) (variedade BRS Pará) e Banana (Musa sp.) Tais espécies são reconhecidas como "carro-chefe" dos arranjos. Dentre as essências florestais, dar-se-á preferência a espécies como Andiroba (Carapa guianensis Aubl.), Maranhoto (Colubrina glandulosa) e Ipê (Tabebuia sp.), Buriti (Mauritia flexuosa). Nas entrelinhas dos cultivos perenes e semi-perenes serão utilizadas espécies de ciclo curto, tais como, milho, feijão e mandioca, culturas de domínio de cada comunidade/família. E o arranjo será definido juntamente com o produtor Esse grande projeto e pioneiro em nosso município conta com apoio e parcerias EMATER/PA, através do Escritório Local e o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santa Luzia do Pará, e tem o total apoio do governo municipal, incentivando cada vez mais o reflorestamento local. Secretaria Municipal do Meio ambiente e Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará, juntos para desenvolver cada vez o nosso municipio.
8 #MeioAmbiente 20/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE www.santaluziadopara.pa.gov.br/informa/8 PREFEITO SANCIONA LEI QUE REGULA O FUNDO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. A lei que regula o FUNDO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE foi sancionada hoje pelo prefeito municipal Edno Alves da Silva. Esse certamente é um dos anseios da população luziense. O municipio agora estar apto a licenciar, fiscalizar e monitorar atividades relevantes relacionadas às demandas sobre meio ambiente.
6 #MeioAmbiente 07/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE www.santaluziadopara.pa.gov.br/informa/6 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REALIZA I SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE O I SIMPÓSIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Tema central: MEIO AMBIENTE E CIDADANIA Subtema: Agrotóxico, Revitalização das Nascentes dos Rios O I Simpósio Municipal, teve como objetivo discutir o tema específico conforme abordado acima, afim de alcançar avanços em sua elucidação. E foi tirado como meta de planejamento e execução de ações que garantam a implantação de políticas que assegurem o direito e o dever de cada um. O planejamento local e municipal é o proceso de decisão - tecnicamente fundamentada e politicamente sustentada - sobre as ações necessárias e adequadas à promoção do desenvolvimento sustentável nas unidades político-administrativas. Para tanto é necessário criar espaço de diálogo, envolver a comunidade local, tornar público o que se pensa e o se quer enquanto política meio ambiente para o município de Santa Luzia do Pará e implantar de forma participativa a política ambiental através da: Regulação, Legislação, Fiscalização e Monitoramento. Podemos dizer que este fórum ficará na história de nosso município, visto que nunca se discutiu política ambiental com a participação de vários seguimentos e movimentos sociais que comungam do mesmo pensamentoe ideia. Onde os desafios para a implementação perpassam a superação da lógica que institui fronteira e seguimentos. Parabéns ao povo de Santa Luzia do Pará, pela contrução deste que se destacou como o primeiro de muitos que virão.
www.santaluziadopara.pa.gov.br
Emitido dia 25/06/2024 às 15:58:12